quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Sobre direitos autorais















Oi, tudo bem?

Queria contar uma historinha um pouco chata nesse post... É chata mas é uma coisa importantíssima e muito necessária,  tipo remédio com gosto ruim. Principalmente hoje , nos tempos da internê, onde eu preciso mostrar o meu trabalho e tudo fica aí meio solto na rede. 
Bom, quem já me conhece e acompanha há um tempinho, deve saber que eu já tive (e ainda tenho, infelizmente!) alguns problemas com pessoas usando meus desenhos e imagens de forma indevida e sem autorização. Por isso, resolvi fazer um post esclarecedor, pra depois não aparecer gente dizendo que eu não avisei! ;) 
Todo o conteúdo que você está vendo nesse meu site (incluindo as imagens, ilustrações, gifs animados - esses desenhos que se mexem -, textos, marcas e trabalhos de design gráfico) é protegido pela lei de direitos autorais. Essa lei garante que eu sou autora disso tudo e que eu detenho todos os direitos sobre isso. O sinal de Copyright ( © ) lá no rodapé do site, significa que todos os direitos são reservados e que tudo que você vê aqui não pode ser reproduzido sem a minha autorização, seja para fins comerciais ou não.
Por isso, não vale pegar um desenho meu daqui e  colocar em uma camiseta, poster, caneca, quadrinho ou em qualquer produto (mesmo que não seja pra venda) sem que eu tenha conhecimento, autorize ou ceda o direito de uso da imagem pra você. Sabia que isso é CRIME? Se você fizer isso, estará violando uma lei.




Nem tudo que está na internet e aparece na sua busca do Google Imagens é de uso livre. Não é por que está na internet que é de todo mundo. Tudo tem um autor, e sair usando as imagens que você encontra por aí pode ser bem perigoso. 
Outra coisa que as pessoas não entendem, é por que eu implico tanto com quem usa meus desenhos (cortando o crédito) para posts em páginas  de Facebook ou perfis de Instagram de empresas, marcas ou negócios. É que usar um desenho meu para arrecadar likes e seguidores para a sua página também é considerado um "fim comercial", afinal, hoje em dia likes e seguidores geram $$$. E aí, você acha justo? Você ganhar seguidores (e consequentemente dinheiro) com um trabalho que eu fiz sem eu nem ficar sabendo ou ganhar nada com isso? Não tem graça, né?



Caso queira, por exemplo, postar meu trabalho em qualquer outro site, blog ou rede social, por favor entre em contato comigo no meu email adonadabolsinha@gmail.com.
Ah! E não esqueça de dar o crédito com o meu nome direitinho. E se puder colocar o link do meu site, eu agradeço. ;)
Pra quem quiser saber mais sobre direitos autorais:
aqui tem a lei brasileira completinha, na íntegra.
aqui tem um post sobre direitos autorais da SIB Sociedade dos Ilustradores Brasileiros. 


Nenhum comentário: